quinta-feira, 18 de junho de 2009

O racha


A Fota (Associação das Equipes da F-1) acabou de anunciar que vai iniciar as preparações para organizar seu próprio campeonato e deixar Fórmula 1, FIA, Max Mosley e Bernie Ecclestone para trás.

Não vou ficar lamentando toda essa lenga-lenga, a inabilidade em atingir um acordo, a onda de comunicados oficiais e as chatices dos dirigentes. É isso tudo que eu acho. Uma chatice.

Claro que o teto orçamentário é o maior pretexto, mas na verdade as equipes querem mesmo é ganhar mais grana e mandar no campeonato. E Mosley é um cara meio de ferro, nada derruba ele, então há de se imaginar que a FIA vai reagir à altura a esse anúncio da Fota. Tem muita coisa para acontecer ainda.

Muitos acham que é apenas uma ameaça da Fota, e que tudo vai ser solucionado como se nada tivesse acontecido. Também tenho essa impressão, com uma ressalva -se a FIA cumprir o prometido e anunciar oito equipes no lugar das oito que saíram, aí acho que a vaca vai pro brejo mesmo. Afinal, como vão poder excluir essas novas escuderias depois de as terem aceitado?

Creio que, no fim das contas, a FIA vai dizer que Ferrari, Red Bull e Toro Rosso não podem sair, que eles têm contratos a cumprir e blablabla. Bernie Ecclestone dará sua dose de contribuição nas intimidações, ameaçando processos, e a coisa toda continuará indefinida.

Mas se Mosley aceitar a cisão e anunciar as novas equipes, o automobilismo verá sua relevância no esporte diminuir imensamente, o que é lamentável.

Teríamos o campeonato das montadoras, que provavelmente receberá bem mais destaque por contar com a Ferrari e as equipes e pilotos melhores e mais famosos. Já a F-1 terá como trunfo as pistas, a estrutura, e a tradicional e hoje pequena Williams, que desfilará nos traçados ao lado de algumas aventureiras -incluindo aí a Force India, por mais que ela participe da categoria atualmente.

Mas uma coisa nesse comunicado da Fota me chamou a atenção com um olhar positivo: "Esta nova série terá um sistema de administração transparente, apenas um tipo de regra, encorajará os iniciantes e trará vantagens para os fãs, como ingressos mais baratos, em todo o mundo" - segundo tradução da AFP.

Se essa promessa da redução dos preços dos ingressos for cumprida, seria fantástico para os fãs da categoria, além de ser uma atitude simpática.

Outra intenção da Fota é voltar a correr em circuitos tradicionais ignorados por Ecclestone, como Montréal, por exemplo, algo que também beneficiaria os aficionados pelo esporte, que são muitos nesses locais. Espero que Interlagos consiga uma boquinha nesse campeonato se ele virar.

Mas o ideal mesmo é que essa guerra política diminua e que todo mundo coma logo essa pizza, coisa que eles estão, no fundo, louquinhos para fazer.

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